Análise de Estabilidade Geomecânica

          Já ouviu falar na palavra “talude”? Por menor que pareça, essa palavra convive com o nosso dia a dia de várias formas diferentes e tem um papel essencial para a forma que vivemos hoje. Chama-se talude a qualquer superfície que delimita uma massa de solo, rocha ou outro material qualquer (minério, lixo, etc). Seja na mineração, em barragens, canalização de cursos d’água, obras viárias, instalações industriais ou comerciais e também pelo simples fato de as cidades estarem crescendo de uma forma muito rápida e demandarem mais espaços que a estabilidade desses taludes é necessária para garantir a segurança e a eficiência dos locais.

      Quando a superfície não é horizontal, existe uma componente da força gravitacional que tende a deslocar o solo para baixo, desencadeando um processo genericamente denominado de movimento de massa. As causas podem ser devido à alteração da geometria, colocação de sobrecarga, infiltração de água, desmatamento e poluição ambiental.

         Na mineração a céu aberto os taludes se tornam ainda mais importantes. Um bom projeto que determine as melhores medidas de altura e inclinação vai trazer inúmeras vantagens para a mina além da segurança necessária. Uma dessas vantagens é diminuir os custos do projeto e prolongar a vida útil da mina através da dimensão das bancadas.

      Segundo o técnico em mineração, Marcos Lopes, a avaliação dos taludes merece uma atenção diferente. “ A avaliação dos taludes das paredes de uma mina é uma das partes mais importantes para o seguro desenvolvimento da mina. Estimar o conhecimento do ângulo de inclinação estável é uma das principais peças que devem ter uma atenção especial na cava aberta. Considerando a importância dos custos econômicos em questões de mineração, a necessidade do ângulo de inclinação apropriado pode causar um efeito adverso e minimizar os custos do projeto. “ 

       Quando se trata de mineração, falar em otimizar gastos e melhor segurança é algo que desperta interesse e a análise de estabilidade geomecânica está aí para isso!


 


 

Referencias : 
 

http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/togot_Unid04EstabilidadeTaludes01.pdf

http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~romerocesar/Aula1PPT.pdf

http://tecnicoemineracao.com.br/estabilidade-de-taludes-na-mineracao/

Estabilidade de taludes - 1ª ed. - Denise M. S. Gerscovich

 

 

 

 

Fonte Imagem :https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chuquicamata-002.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia                                         contato@ejminas.com

91509-900

Prédio 43427                                                                                    +55 51 9 9396 5763

Porto Alegre - RS

Copyright 2015 © EJMinas. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
EJMinas - Consultoria em Mineração