Areia e Sua Extração

          Dentre os diversos materiais fornecidos pela mineração, que formam a base da sociedade e de todo o seu funcionamento, a areia tem sua importância evidenciada, principalmente no ramo da construção civil. Sua composição se dá em grande parte pela sílica, geralmente na forma de quartzo, ela apresenta diversas classificações de acordo com parâmetros pré-definidos, como: granulometria, composição química e transporte. Essa matéria prima, para chegar no estado em que é comercializado, passa por uma etapa de extração que ocorre de maneira diferente de acordo com o cenário.

            A extração de areia pode ocorrer de três maneiras: em fossa seca, em área de várzea e em leito de cursos d’água. No primeiro caso, o processo de extração é feito através do desmonte hidráulico. A operação inicia com o decapeamento do solo e depois, com jatos de água de alta pressão, ocorre a desagregação dos sedimentos ou rochas alteradas, formando a polpa que desce por gravidade até a bacia de acumulação. Chegando nos tanques de decantação, a polpa sofre um novo jateamento de água e através do bombeamento chega no local onde é feita a separação granulométrica e a estocagem da areia.

            Em áreas de várzea (cava submersa em função do nível freático ser muito raso) uma draga é instalada sobre um barco, juntamente com bombas centrífguas, que realizam o trabalho de extração. Junto com as bombas estão presentes tubos que cumprem o papel, tanto de transportar a polpa até o dique, quanto de conduzir a água necessária para a escavação.

          Outro método de obtenção da areia acontece em leitos de cursos d’água a profundidades médias, onde, com a utilização de bombas de sucção, há a captação dos sedimentos ativos existentes. Além das bombas estabelecidas em flutuadores temos novamente o acompanhamento das tubulações exercendo a função de transportar a polpa até as pilhas de minério.

Por: Marcel Zart

Contato

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia                                         contato@ejminas.com

91509-900

Prédio 43427                                                                                    +55 51 9 9396 5763

Porto Alegre - RS

Copyright 2015 © EJMinas. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
EJMinas - Consultoria em Mineração