Importância da Mineração: Automóveis

A mineração não está presente no nosso dia a dia somente quando se trata de eletrônicos. Os automóveis também necessitam de uma grande quantidade de metais. Desde a lataria até componentes internos de carros, caminhões e etc encontramos diferentes tipos de minérios. Esses elementos advindos da mineração são de extrema importância na fabricação, pois impactam diretamente no desempenho dos veículos.


Um dos exemplos é o alumínio, utilizado na produção do chassi, capô e portas. Uma das suas principais características é ser mais leve que os demais metais, o que afeta o peso e consequentemente o rendimento dos carros. Paládio, platina e ródio também são minérios presentes no processo de fabricação. No segmento esportivo, o titânio é utilizado na fabricação do escapamento, por exemplo, com a finalidade de melhorar a autonomia para as competições.


Além de afetar o desempenho, os metais estão diretamente ligados ao fator de segurança dos automóveis. Por exemplo, o capô dos carros é feito com uma chapa de pequena espessura, projetada para não resistir no caso de um impacto frontal, protegendo assim a cabine dos passageiros. Essa estrutura de segurança só é possível fazendo uso de metais mais leves e maleáveis.


A crescente preocupação com a emissão de gases nocivos tem colocado em curso o rumo da indústria automotiva.  Como consequência, as montadoras estão em uma verdadeira corrida pelo carro elétrico, o que influencia diretamente no mercado da mineração, já que um dos elementos base para a construção de baterias atuais é o lítio. As demandas geradas já ultrapassam de forma significativa a oferta produzida. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Embora o lítio seja um material relativamente abundante na Terra, suas maiores reservas estão na Bolívia e a tecnologia necessária para sua extração varia de acordo com o local de mineração escolhido. Na sua mineração, a água envolvida no processo ganha uma coloração azul-turquesa devido à poluição causada pelo cloreto do elemento. Apesar desse aspecto negativo da poluição, a produção de lítio segue em aumento e sua previsão de mercado deve atingir US$ 58,8 bilhões até 2024 segundo relatório das Nações Unidas.

Por: Fernanda Alexandria e Letícia Dupont

Contato

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia  

91509-900

Prédio 43427                         

Porto Alegre - RS

Copyright 2015 © EJMinas. Todos os direitos reservados.

contato@ejminas.com

+55 51 9 9707 3878

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
EJMinas - Consultoria em Mineração