Importância da Mineração: Eletrônicos

Você já parou para pensar quais minerais são utilizados para fabricação de dispositivos eletrônicos que fazemos uso no nosso dia a dia? Afinal, sejam smartphones, tablets ou computadores, todos eles possuem componentes advindos da mineração em sua estrutura.
Somente no smartphone temos mais de 60 tipos de metais que são imprescindíveis para o seu funcionamento. O computador não fica atrás, sendo composto por cerca de 40 minerais extremamente importantes para sua construção e desempenho.

 

Esses elementos estão presentes nos eletrônicos desde a carcaça até seus componentes internos. Na tela LCD, por exemplo, encontramos quartzo, hematita, chumbo, entre outros. Já nas placas, nos chips e nas telas de plasma temos ouro e prata, bem como outros minerais. Além disso, nos smartphones, os componentes micro elétricos juntamente com fiação são compostos principalmente de cobre, ouro e prata. Já o chip e o processador são feitos de silício puro.

Nos alto falantes é possível encontrar ímãs feitos de neodímio, gadolínio, e na parte do microfone, é encontrado um alto teor de níquel. Ademais, não podemos nos esquecer dos dois metais de terras raras importantes para o seu celular, o neodímio e o disprósio que, por sua vez, dão aos aparelhos a capacidade de vibrar.

Um iPhone, por exemplo, pode conter 0,034g de ouro, 0,34 de prata, 0,015 de paládio e menos de 1mg de platina. E também contém metais menos raros, mas também significativos, como o alumínio (25g) e cobre (15g). Devido à grande quantidade de metais nos eletrônicos, sua reciclagem é de suma importância. No entanto, no Brasil essa prática não é tão comum e nem tão incentivada.

Além desses minerais já citados e com o avanço da tecnologia, o uso de novos recursos minerais já é uma realidade. Isso tem chamado bastante a atenção em relação à produção de dispositivos eletrônicos, uma vez que, iniciou-se o uso de metais de terras raras. Como resultado, o emprego desses elementos, mesmo que em poucas quantidades, pode acarretar em mudanças físicas, mecânicas e até mesmo químicas nos dispositivos eletrônicos.

Por: Fernanda Alexandria e Letícia Dupont

   

Contato

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia  

91509-900

Prédio 43427                         

Porto Alegre - RS

Copyright 2015 © EJMinas. Todos os direitos reservados.

contato@ejminas.com

+55 51 9 9707 3878

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
EJMinas - Consultoria em Mineração