Mineração Sustentável na Amazônia

          Ouro, Cassiterita, Caulim, Ferro, Nióbio e Diamante. Esses são alguns dos minérios presentes no subsolo amazônico. Em toda a sua extensão na América do Sul, a região amazônica é a última fronteira natural com alto potencial econômico a ser explorada no mundo, visada a nível internacional. Em vista disso, como pode-se alinhar a necessidade de exploração de recursos minerais e a sustentabilidade desse território?

Acima, garoto brinca em um dos bancos de terra perto de uma cratera onde havia mineração ilegal de ouro em Huepetuhe, na Amazônia Peruana.

Serra Pelada, Pará, Brasil.

           As duas fotos são recentes, de no máximo 30 anos atrás. Entretanto, representam situações que se mantiveram imutáveis desde o Brasil Colônia: a exploração desenfreada de recursos minerais, a degradação das áreas da mina e a utilização de trabalho escravo nesse processo.

           Com o objetivo de reduzir a ocorrência dessas questões, foi elaborada a ideia de Mineração Sustentável. Mas o que significaria essa expressão? É o desenvolvimento sustentável dentro da atividade mineira, é a procura de uma harmonia com a natureza e os direitos sociais e ambientais.

Atualmente grandes líderes e empresas estão buscando introduzir este novo conceito baseados em suas atividades de responsabilidade social e sustentabilidade, sabemos que seus projetos de mineração revigoram economias dos municípios e trazem consigo desenvolvimento e ao mesmo tempo usufruem de recursos finitos. Estas empresas promovem projetos de geração de renda que possa manter a comunidade por meio destas atividades.

          As empresas mineradoras vêm investindo em projetos direcionados ao artesanato, agricultura e corte e costura, muitas vezes aproveitando uma vocação do município. Algumas empresas já estão adotando este conceito de Mineração Sustentável, tais como Cadam-PPSA e ALCOA.

          A Cadam-PPSA, que beneficia caulim, dá apoio a vários projetos de sustentabilidade nas regiões onde se localiza, com programa de apoio comunitário rural localizado no município de Vitória do Jarí localizado no estado do Amapá apresentando como atividade a capacitação profissional rural, promoção social e organização comunitária, e tem seu objetivo o desenvolvimento da agricultura familiar existente, por meio da criação, corte, venda de aves e implantação de apiários. Outro programa da Cadam-PPSA que dá apoio é o projeto apicultura na comunidade de Canaã próxima a cidade de Ipixuna no nordeste paraense, com produção de 600 kg de mel orgânico gerando renda entre as famílias da comunidade.

          Na empresa Alcoa, que está implantando o projeto de mineração de bauxita na cidade de Juruti localizada a oeste do estado do Pará, tem como atividade de sustentabilidade o Projeto de Desenvolvimento Comunitário Solidário, que visa incentivar a geração de renda, beneficiando cerca de 400 famílias de Juruti.

          Em síntese, percebeu-se que a mineração sustentável busca conciliar a exploração de recursos não-renováveis a uma prática sustentável geradora de desenvolvimento econômico e social, o que constitui um desafio às empresas do setor. Apesar disso, estas empresas já empreendem projetos com essa finalidade, envolvendo ações de responsabilidade social das empresas, sobretudo relacionado à sua influência a comunidade. Certamente, esses projetos ainda não suprem todos impactos negativos gerados pela mineração, mas constituem um passo inicial para a minimização deles.

          Assim, uma das sugestões para a agenda de pesquisa futura reside em perscrutar mecanismos catalizadores da mineração sustentável. Mais empresas devem procurar seguir o exemplo dessas duas e contribuir para a construção de um mundo melhor para todos, suprindo as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Por Henrique Souza

Contato

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia                                         contato@ejminas.com

91509-900

Prédio 43427                                                                                    +55 51 9 9396 5763

Porto Alegre - RS

Copyright 2015 © EJMinas. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
EJMinas - Consultoria em Mineração