Uma Trajetória, Diversos Impactos.

O Movimento Empresa Júnior teve início na França no século passado. Tal movimento só chegou no Brasil em 1988, e desde o seu início até os dias atuais levou o país a ter um dos maiores números de empresas juniores do mundo. Com isso, os alunos de instituições de ensino públicas e privadas, por meio de capacitações e envolvimento prévio com o mercado de trabalho, graduam-se cada vez mais qualificados e prontos ao ambiente profissional.                  A engenharia de Minas é um dos cursos mais antigos do Brasil. Foi instalado primeiramente na UFOP em 1875, no estado de Minas Gerais. Não muito diferente, por volta dos anos 40 a Universidade Federal do Rio Grande do Sul também aderiu à instituição o curso. 
      A mineração como uma atividade histórica, consolidou sua importância no desenvolvimento do mundo devido ao seu envolvimento direto com o fornecimento de matéria prima para as demais áreas de produção, desde o setor alimentício até o setor eletrônico. Com isso, a atividade minerária, por envolver elevados, lucros gerou muito interesse social, incentivando as pessoas a minerarem de qualquer forma e em qualquer lugar. Portanto, da mesma forma que a mineração impacta positivamente na vida da humanidade, constrange pelo impacto ambiental quando feita de forma irresponsável. 

      Com o passar dos anos, as regulamentações postas pelos órgãos públicos ficaram cada vez mais rígidas a fim de diminuir os impactos gerados ao meio ambiente. Contudo, nesse período de mudanças na legislação, as empresas precisavam inovar seus métodos de operação para se adequarem às leis e continuarem exercendo as suas atividades. Com o mesmo foco, de inovar na mineração, surgiu a EJMinas com o propósito de impactar positivamente no setor minerador, no setor ambiental e no setor social através de projetos de alta qualidade e baixo custo. 
      A empresa júnior da Engenharia de Minas é ligada diretamente à UFRGS. Essa ligação proporciona a EJMinas a ter os  alunos mais engajados de graduação da engenharia, acesso aos laboratórios de pesquisa, contato com os melhores professores da graduação, acesso diversas bibliotecas, diálogo com outros departamentos acadêmicos como da Geologia; Também proporciona contato com outras empresas juniores da mesma instituição e com propósitos semelhantes, além de outras parcerias indiretas que a E.J. busca para executar os trabalhos e atingir os melhores resultados possíveis.  

            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

      Dado o exposto, quando a Empresa Júnior consegue ter um fluxo de projetos crescente, é sinônimo de uma boa relação com o mercado de trabalho. Isso implica não somente na continuidade da Empresa, mas também em diversas capacitações para os consultores, participação em eventos voltados para a áreas da engenharia de Minas, e outros pontos que são frutos da renda gerada por todo trabalho dos membros. Para concluir, contratar a EJMinas é muito mais do que apenas economizar dinheiro, é investir em uma causa onde empresários juniores ganham com uma melhor formação acadêmica, e mercado de trabalho com profissionais bem qualificados.   

Por: Diego Pereira Pimenta

   

Contato

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia                                         contato@ejminas.com

91509-900

Prédio 43427                                                                                    +55 51 9 9396 5763

Porto Alegre - RS

Copyright 2015 © EJMinas. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
EJMinas - Consultoria em Mineração